Os prejuízos para a saúde ao trabalhar de casa.

O hábito de trabalhar de casa é uma prática cada vez mais frequente no mercado de trabalho atual, especialmente com a adoção de rotinas mais flexíveis e novos tipos de atividades profissionais no mundo moderno.

Apesar de extremamente comum – muito provavelmente você conhece alguém ou até mesmo você trabalha de casa – essa é uma prática que nem sempre deve ser incentivada, mesmo para os profissionais com cargos de maior responsabilidade ou que tem bom rendimento no período da noite.

Trabalhar de casa tem sido associado como uma prática que prejudica a sua saúde e qualidade de vida, por tirar o que você tem de mais precioso na sua rotina profissional: o seu tempo de lazer e descanso.

Mesmo sabendo disso, muitas pessoas insistem em levar algumas horinhas a mais de trabalho. Se você é uma dessas pessoas, esse artigo foi feito para lhe orientar. Separamos aqui os principais prejuízos que você pode sofrer ao trabalhar de casa.

Confira e veja por que esse é um hábito que você precisa mudar.

Queda significativa de produtividade

A jornada de trabalho tem um limite de horas por um motivo muito simples: chega um certo momento após longas horas de atividade, que simplesmente paramos de produzir, por nos sentir esgotados fisicamente ou psicologicamente. Essa queda de produtividade é extremamente normal na nossa rotina de trabalho diária e é exatamente por isso que devemos respeitar o nosso horário de ir para a casa.

Agora, imagine que, logo no seu momento de queda de produtividade, você toma a decisão de continuar trabalhando? É exatamente assim que acontece quando você trabalhar de casa. No momento que seu corpo está preparado para descansar, você continua insistindo para que ele trabalhe regularmente e, dessa maneira, a sua produtividade também cai, gerando atividades de baixa qualidade e que não serão satisfatórias como as suas atividades do dia a dia.

A longo prazo, você vai perceber que, além da queda de qualidade no seu trabalho, você também vai gastar mais tempo para entregar atividades que são rotineiras e, consequentemente, perder prazos que precisariam ser atingidos.

O momento de relaxamento vai parecer muito estranho para você

Uma pessoa que está acostumada a trabalhar de casa também se acostuma, facilmente, a ficar “ligada no 220V”. Essa expressão define bem como funciona a cabeça de um profissional que trabalha além das 8h propostas por dia e que não conhece o momento de descanso.

Esses indivíduos, quando conseguem uma oportunidade para relaxar e trabalhar de casa, acham estranho não ter “nada para fazer” quando chegam no momento de lazer. Eles praticamente desaprendem a relaxar e entendem que estão perdendo tempo valioso de trabalho, enquanto dividem alguma parte da rotina com familiares e amigos.

É praticamente como se eles se esquecessem como é se divertir. Isso, a longo prazo, pode lhe gerar problemas de humor e até mesmo de disposição para sair de casa.

Você terá menos coragem de buscar novas oportunidades

Pessoas que estão acostumadas a trabalhar de casa e enfrentar horas a mais de atividades desgastantes, também são pessoas que tem um perfil mais conservador quando o assunto é aceitar novos desafios.

Acredita-se que o quadro de estafa, causado por rotinas intensas de trabalho, também torna essas pessoas mais inseguras para tomar decisões de vida, como trocar de emprego ou arriscar uma nova função na carreira. É claro que ter segurança nas suas ações é essencial para não dar um passo errado no trabalho, entretanto, a coragem de enfrentar novos desafios e buscar novos ares também é indispensável para o bom trabalhador e avanços na carreira.

Trabalhar de casa para complementar seu dia a dia? Sua saúde é afetada significativamente

Trabalhar por longas horas sem descanso não é uma atividade considerada normal para a sua saúde. O organismo percebe o cansaço como uma sensação de estresse e, dessa maneira, começa a enviar sinais para nosso cérebro e nosso corpo para nos avisar de que algo na nossa rotina está errada.

Excesso de trabalho pode gerar não apenas um cansaço mental, por conta das horas trabalhadas. Você pode começar a perceber também uma maior intensidade nas suas dores musculares (pois o corpo estará frequentemente tensionado), muitas dores de cabeça, queda no humor, dificuldade de concentração e quadros graves de irritabilidade. Em casos mais graves, até o funcionamento do sistema gastrointestinal pode ser afetado significativamente.

A longo prazo, os resultados das horas de trabalho podem ser observadas nos seus exames de sangue e clínicos – elevação da pressão arterial, níveis de glicose altos e maior risco cardiovascular – reduzindo significativamente a sua qualidade de vida.

Você terá mais problemas de relacionamento no trabalho e em casa

O excesso de trabalho afeta bastante o seu humor e, por mais que você não perceba, o seu relacionamento com as pessoas que convivem com você também pode mudar bastante. Como você se sentirá mais irritado e sem paciência, é natural que entre em mais conflitos no ambiente de trabalho quando algo não sair do jeito que você deseja. Em casa, por sua vez, qualquer desacordo poderá virar uma grande briga por conta da sua falta de período de descanso e, por isso, você poderá desenvolver muitos problemas de relacionamento com cônjuges e filhos.

Trabalhar de casa pode causar problemas que vão muito além dos que são citados aqui nesse artigo. O grande problema é que, muitas vezes, não é apenas o trabalho do dia a dia que nos sobrecarrega tomando parte dos nossos momentos de lazer. Para a geração que está chegando agora ao mercado de trabalho – e para muitos que não tinham o hábito de contar com alguém auxiliando nas tarefas de casa – as atividades domésticas ainda podem tomar um tempo precioso do seu período de descanso. Como elas precisam ser feitas, muitas vezes é difícil fugir da obrigação.

Uma boa saída para esses casos, evitando que as suas tarefas domésticas se tornem as suas “horas extras de trabalho”, é contar com o auxílio de profissionais especializadas nessas atividades. Uma empregada doméstica pode dar conta de suas tarefas de casa, deixando maior tempo de descanso para você aproveitar sua família e a tranquilidade ao chegar do trabalho. Encontre o perfil ideal no CasaeCafé.com!

Ganhe harmonia e tranquilidade no seu lar ao manter a casa sempre organizada, saiba como:

http://blog.casaecafe.com/como-manter-a-organizacao-da-sua-casa-por-mais-tempo/

Você tem o hábito de trabalhar de casa? Já percebeu como essa situação atinge sua qualidade de vida? Compartilhe com a gente suas experiências! Dividir suas dúvidas pode lhe ajudar a solucioná-las!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *