Evite os acidentes domésticos com crianças ao cuidar da casa

Quando pensamos na nossa casa, instintivamente pensamos na segurança e conforto que ela proporciona para nós e nossa família. Um refúgio para descansarmos, nos alimentarmos, convivermos e nos protegermos dos perigos do mundo lá fora.

 

Mas muito cuidado! O lugar que nos protege, também pode ser o mesmo que abriga inúmeras “armadilhas”. Acidentes domésticos são 37% das causas dos atendimentos hospitalares em nosso país, segundo o inmetro. 

 

Esse índice só piora quando observamos quem são os mais afetados pelos acidentes. Cerca de 5 mil crianças morrem e outras 100 mil são hospitalizadas no Brasil todos os anos devido a acidentes domésticos. E 80% desse numero envolve crianças até os 5 anos de idade.

 

É muito importante pais e responsáveis pelas crianças (normalmente empregadas domésticas ou babás) estarem sempre atentas aos pontos que são os maiores riscos, e  muitas vezes  parecem ser insignificantes.

 

Pais e profissionais domésticos, aprendam neste post como a maioria dos acidentes podem ser evitados ou amenizados imediatamente se acontecerem.

Asfixia

Crianças com até nove anos têm na asfixia alimentar, ou por objetos o maior vilão dos acidentes domésticos.

 

Confira abaixo nesse vídeo da Dra. Flávia Oliveira como evitar a asfixia alimentar e quais alimentos isso ocorre com mais frequência:

 

 

Caso tenha ocorrido a asfixia alimentar, saiba o que fazer com o corpo de bombeiros e ligue 192.

 

 

Afogamento do bebê

Sempre que falamos em afogamento, vem em nossa cabeça a imagem de piscinas descobertas que por um descuido se torna um problema para os pequenos.

 

Porém, no dia-a-dia o índice de afogamento em repositórios de água bem menores é maior que imaginamos! 

 

Por isso, evite deixar balde com água no chão da casa quando estiver fazendo a limpeza, pois sem você perceber a criança pode se afogar dentro dele.  A  mesma atenção vale com as banheiras e vasos sanitários!

Quedas relacionadas aos acidentes domésticos

Para uma limpeza mais pesada normalmente usamos produtos e água no chão, para assim tirar a sujeira mais pesada. Neste caso vale tanto para adultos quanto para as crianças,

 

Tenha muita atenção para isolar ambiente, ou cômodo que esteja limpando, e deixar avisos para os pisos que possam estar escorregadios.

 

Combine algum código com as pessoas da casa,  como colocar uma fita amarela indicando o local, ou mesmo um papelão em pé de forma que chame a atenção.

 

Outro ponto muito importante é tirar todas as cadeiras e camas que estiverem encostadas na parede  embaixo de janelas. Esses móveis podem ser uma escada para os pequenos acessarem a janela.

Cuidado com a cozinha

Por mais que já seja de conhecimento de todos, um dos  maiores índices de  acidentes na cozinha são     por objetos pontiagudos e cortantes.  Seguido por queimaduras.

 

Se existem crianças na casa, jamais negligencie a cozinha. Nunca deixe facas ao terminar de usa-las  sobre a mesa ou a pia da cozinha.

 

Assim como o fogão acesso sem sua supervisão direta, ou ainda cabos de panelas viradas para fora  do fogão.

 

Lembre-se que uma criança, por mais educada que seja, não tem reflexos e discernimento do alto risco. 

 

As panelas são equilibradas umas em cima das outras para ocuparem menos espaço, vide como organizar aqui em nosso blog, e uma hora podem cair ao abrir… já pensou isso? Se a casa tiver 3 pessoas a probabilidade de cair em cima da criança é de 33% aproximadamente. Geralmente uma panela é pesada ou o cabo pode ser uma arma literalmente.

 

Arrumação da casa para evitar acidentes domésticos

Uma casa desorganizada, com brinquedos jogados, cobertor etravesseiros em cima do sofá, prato e talheres sujos em cima da pia, tapetes embolados, cortina mal encaixada prestes a cair, panela suja em cima do fogão e ossinho de cachorro pela casa… Imaginou essa foto?

 

Agora relacione cada ponto citado acima com o risco que ele pode causar. Pense nisso que desta forma criará o habito de sempre sujar e limpar em seguida, tirar e guardar de volta no lugar.

 

Casa com criança não pode ser desorganizada, a desorganização pode trazer consigo um  perigo de acidente.

 

Veja mais:

http://blog.casaecafe.com/Como-manter-a-organizacao-da-sua-casa-por-mais-tempo/

 

Gostou das dicas? Cadastre-se aqui e receba sempre a ajuda que precisa para evoluir na carreira !

3 comentários sobre “Evite os acidentes domésticos com crianças ao cuidar da casa”

  1. Pingback: Dicas para as mães de primeira viagem – Blog do CasaeCafe.com

  2. Pingback: Mantenha a rotina de limpeza da casa para a chegada do bebê – Blog do CasaeCafe.com

  3. Pingback: 05 dicas valiosas para organizar sua mudança. – Blog do CasaeCafe.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *